Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Escutec começou hoje as 600 entrevistas em Imperatriz

Ex-prefeito Ildon Marques pode definir
eleição na segunda maior cidade do MA
Frederico Luiz

Após a divulgação da pesquisa eleitoral em na capital do Estado, São Luís, O Estado do Maranhão e a Escutec pretendem aferir a eleição na segunda maior cidade, Imperatriz. Desde hoje, profissionais da empresa colhem entrevistas de acordo com o protocolo 65/2012 do Tribunal Superior Eleitoral.

No entanto, diferente de São Luís, será impossível detectar tendência pois se trata da primeira pesquisa do mesmo Instituto.

Outro fator também contabiliza para que o imperatrizense observe a chegada da segunda leva dos números. Trata-se das récem-lançadas candidaturas de Carlinhos Amorim, Rosângela Barros e Kleber Miranda.

Ildon Marques
E ademais, o ex-prefeito Ildon Marques foi sacado da disputa após perder a convenção do PMDB no último dia de junho deste ano. A manobra espetacular foi arquitetada pelo deputado federal Chiquinho Escórcio. Leia aqui.

"Ildão" ainda prefere o silêncio mas é cortejado por Carlinhos e Rosângela. Os demais pretendentes, a exceção do PSTU também o desejam, mas se comportam como a raposa diante das uvas em galhos mais altos.

Segue a reprodução de como a pesquisa foi registrada no TSE, a metodologia, o formulário aplicado e o disco utilizado para a pergunta sobre a preferência induzida do eleitorado.








Dados da Pesquisa
Número do protocolo: MA-00065/2012 
Data de registro: 31/07/2012 
Data de divulgação: 05/08/2012 
Empresa contratada: Escutec - Pesquisa de Mercado e Opinião Pública Ltda
Eleição: Eleições Municipais 2012 
Cargo(s): ■ Prefeito ᴑ Vereador 
Abrangência: Imperatriz-MA

Contratante: Gráfica Escolar S.A.
Origem dos recursos: Recursos Próprios 
Pagante do trabalho: Gráfica Escolar S.A.
Valor (R$): 15.000,00
Estatístico responsável: Hildete Alves da Costa 
Registro do estatístico no Conre: 8532 5ª Região 
Registro da empresa no Conre: 8532 7ª Região 

Data de início: 01/08/12
Data de término: 03/08/12 Entrevistados: 600 

Metodologia de pesquisa:
Pesquisa quantitativa, através de entrevistas pessoais e domiciliares, com aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a amostra representativa da população pesquisada. 

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
  1. Universo da Pesquisa: eleitores do município de Imperatriz.
  2. Amostra: a amostra é representativa do eleitorado do município de Imperatriz, selecionadas em três estágios (Bairros/Setores Censitários e Domicílios): no primeiro estágio fez-se um sorteio probabilísticos dos bairros pesquisados, pelo método PPT (probabilidade proporcional ao tamanho), utilizando-se como base a população estimada pelo censo IBGE 2010 em cada bairro. Num segundo momento, sorteou-se aleatoriamente setores censitários para a realização das entrevistas domiciliares. No terceiro e último estágio, dentro dos bairros e setores selecionados, os entrevistados foram segmentados através de cotas proporcionais de Sexo e Faixa Etária, de acordo com o perfil do eleitorado em estudo. Fonte de dados: TSE, novembro de 2011.
  3. Tamanho da amostra: 600 entrevistas.
  4. Ponderação por sexo, idade, instrução e renda familiar.
  5. Intervalo de Confiança/Margem de Erro: o intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
  • O controle de qualidade inicia-se com treinamento dos pesquisadores e pré-teste do questionário a ser aplicado.
  • Durante o trabalho de campo os pesquisadores são supervisionados e fiscalizados por coordenadores. Após a coleta é feita a checagem de 25% da amostra através da reaplicação dos questionários.
  • Crítica e codificação de 100% dos questionários antes da tabulação.
  • Digitação dupla antes do processamento dos dados pelo software IBM SPSS Data Entry.
  • Relatórios e gráficos gerados pelo software IBM SPSS Statistics.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.364/2011, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado):
Centro, Vila Ipiranga, Cafeteira, João Castelo, Parque Amazonas, Redenção I e II, Vila Lobão, Parque das Palmeiras, Morada do Sol, Vila Nova, Parque Santa Lucia, Vila Fiquene, Vila Airton Senna, Parque Alvorada I e II, Vilinha, Vila Vitória, Conjunto Vitória, Bacuri, São José do Egito, Parque Anhanguera, Parque Buriti, São Salvador, Boca da Mata, Bom Sucesso, Santa Rita, Vila Macedo, Parque São José, Imigrante, Santa Inês, Novo Horizonte, Cristo Rei, Nova Imperatriz, União, Beira Rio, Maranhão Novo, Entrocamento, Juçara e Mercadinho.

Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF):




Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário