Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Maranhão do Sul: Comissão visita parlamentares e ministro em busca de apoios em Brasília

A Comissão da FPM Com o deputado Ribamar Alves

A Comissão da Frente Popular pela criação do Maranhão do Sul (FPM), esteve ontem durante todo o dia em Brasília buscando apoios para conseguir recolocar novamente o projeto que autoriza o plebiscito para decidir sobre a criação do novo Estado.

Como integrante da FPM e da Comissão, acompanhei pari pasu tudo que aconteceu ontem e assim como os demais colegas Willian Marinho, Mara La Roque e Chico Brasil, saimos otimistas dos encontros mantidos. Foi um dia cheio, cansativo, mas muito gratificante para a nossa causa, o Maranhão do Sul...

Nossa estratégia se definiu em buscar apoios na Câmara e no Senado, já que neste segundo repousa também um projeto, de autoria do senador Edison Lobão, também pronto para entrar na pauta. Qualquer um dos dois que for para a pauta primeiro, seja na Cãmara ou no senado, haverá de encontrar o outro, depois formando apenas um.

Cedo fomos para a Câmara, mas só conseguimos a primeira audiencia, com o deputado Ribamar Alves (PSB-MA), por volta das 13:00hs. Este, que é autor do Projeto de Decreto Legislativo 231/2011 em avulso, que dispõe sobre a realização do plebiscito para criação do Maranhão do Sul, mas que foi apensado ao projeto inicial do então deputado Sebastião Madeira.

A Comissão da FPM  com o deputado Sarney Filho

O parlamentar socialista nos informou detalhadamente sobre o projeto e deu as dicas de como poderemos convencer a Mesa da Câmara a colocá-lo na pauta, mas em sua opinião só com uma grande mobilização aqui em Brasília buscando apoio das lideranças partidárias poderemos galgar êxito.

Ribamar se prontificou a dar tudo de sí para conseguir esses apoios, adiantando que já tratou do assunto com o presidente da Câmara Marco Maia e demosntrou total despreendimento avisando que não entrou nisso como um ato demagógico ou eleitoreiro. Incontinenti Ribamr ligou para o autor do projeto já aprovado da criação do Estado do Karajás, deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) e marcou um encontro deste com nossa comissão, mas inflelizmente devido aos vários compromissos para um dia só não pudemos cumprir.

Fomos almoçar e durante a tarde, por volta das 15 horas estivemos com o deputado Sarney Filho. Este foi o mais solícito possível mas ouviu de nossa parte o que a opinião pública pensa da família sarney em relação a criação do Maranhão do Sul, disse que já sabia disso, mas nos informou que sempre apoiou a idéia, lembrando que foi um dos signatários do projeto do então deputado Madeira.

"Não serei "um ativista", mas votarei a favor do plebiscito e buscarei apoios, não só da bancada maranhense, mas de todos os deputados que eu puder contar", disse o parlamentar maranhense, prometendo empenhar-se pela aprovação, sugerindo inclusive que fosse realizado em Brasíilia uma reunião da bancada maranhense. Sarney Filho é conhecido por suas posições políticas em favor do meio Ambiente, muitas vezes destoantes do restante do grupo político a que pertence, liderado pelo seu pai, José Sarney.

Comissão da FPM com o senador/ministro Edison Lobão

Por volta das 16:30h estivemos no gabinete deo presidente do Senado, José Sarney e fomos recebidos pela sua secretária, Jandira. Sarney estava em plenário, mas se prontificou a nos receber logo que esta terminass sessão.

Para não ficarmos parados, corremos até a esplanada dos Ministérios e as 18:00 h fomos recebidos pelo Ministro Edison Lobão, desta feita com mais dois integrantes da comissão, reforçando à nossa luta, o presidente da Comigasp, Gessé Simão e o deputado Cleber Verde (PRB-MA).

Lobão nos recebeu amavelmente e percebia-se em seu semblante uma certa alegria em estar sendo procurado para tratar do assunto Maranhão do Sul. O senador/ministro nos disse que seu projeto é o mais fácil, de ir para pauta, garantiu total apoio e se dispôs de ainda esta semana conversar sobre essa possibilidade com o presidente do Senado, José Sarney.

Diante disso e já no "adiantado da hora" não fomos mais ao Senado. Chico Brasil, Wilian Marinho , Gessé Simão e Mara La-Roque corriam o risco de perder o avião, então foram para o aeroporto e eu fui para o hotel, pois durante o dia de hoje ainda tenho alguns encontros com parlamentares maranhneses, mais a título de mobilização.

Mais detalhes deverão ser dados pelos outros colegas da Comissão. Estratégias estãos sendo delineadas, e um nova vinda a Brasília deverá ser feita na outra semana, logo após as festas juninas. Por enquanto fico por aqui, neste breve relatório aos que se interessam pela causa Maranhão do Sul...

Fonte: Blog do Josué Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário