Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Carlinhos Amorim, Léo Cunha, Dr. Pádua, Antônio Pereira e Valéria Macedo: juntos pela Região Tocantina


Eles conheceram a realidade da Usina Hidroelétrica de Estreito


por Marcelo Vieira

Deputados que integram a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão, junto com o presidente Arnaldo Melo (PMDB) e parlamentares da Região Tocantina, visitaram, na tarde desta quinta-feira (26), as instalações da Usina Hidrelétrica de Estreito. A comitiva parlamentar foi recebida por representantes do Ceste, consórcio responsável pela construção e funcionamento da UHE.


A visita aconteceu logo após a audiência pública realizada pela manhã, na Igreja Católica, para discutir a mortandade de toneladas de peixes no rio Tocantins, causada por uma falha técnica do consórcio durante o teste de uma das turbinas.

Assim que chegaram, os deputados foram para um auditório onde assistiram a um vídeo institucional do Ceste, que destacou o cumprimento dos 36 programas ambientais previstos na licença de operação.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais do Ceste, Isac Bráz Cunha, o consórcio cumpre rigorosamente os 36 pontos do programa ambiental, como reflorestamento, programa de preservação da fauna e flora, plano de mudanças de famílias atingidas, implementação de projetos sociais, segurança, construção de escolas e postos de saúde e o incentivo a cultura e ao turismo na região, entre outros.

Sobre a causa da mortandade dos peixes, Isac Cunha explicou a pressão da água, (pressão hidrostática) no momento em que foi ligada a turbina para teste, ocasionou a morte dos peixes. Ele informou ainda que já foram tomadas as medidas para evitar esse tipo de acidente, como a emissão de sinais eletromagnéticos para afugentar os peixes que se aproximam das turbinas. O sistema já foi usado com sucesso em outras hidrelétricas.

Após a palestra e a apresentação do vídeo, os parlamentares seguiram para visitar as instalações da UHE. Eles conheceram o interior da usina onde ficam as oito turbinas que vão gerar energia suficiente para alimentar uma cidade com milhões de habitantes.Uma das turbinas já se encontra em pleno funcionamento fornecendo energia para a subestação de Estreito e a cidade de Imperatriz.

Em seguida, eles conheceram a sala de controle da usina, uma moderna instalação com equipamentos de última geração, de onde os técnicos controlam toda a operação da hidrelétrica. Depois de pronta e em plena operação, a Usina Hidrelétrica de Estreito pagará ao governo do Estado cerca de R$ 150 milhões por ano em tributos. Já o município de Estreito deve arrecadar aproximadamente R$ 3 milhões.

O deputado Léo Cunha considerou a visita positiva e proveitosa e informou que a Comissão de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável deverá promover mais uma audiência publica, desta vez, em São Luís, na Assembleia Legislativa e com a presença dos representantes do Ceste.

Para o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, a visita foi altamente positiva, o que também oportunizou aos deputados observar os dois lados. Ele também destacou a grandeza e a importância do Maranhão ter uma obra dessa magnitude, mas lembrou que deve haver equilíbrio para que todos possam usufruir do desenvolvimento.

Além dos citados, os deputados Alexandre Almeida (PTdoB), Carlos Amorim(PDT), Valeria Macedo(PDT), Gardênia Castelo (PSDB), Dr. Pádua (PP), Antonio Pereira (DEM), também fizeram uma avaliação positiva da visita às instalações da Usina Hidrelétrica de Estreito.

Fonte: Agência Assembléia


Nenhum comentário:

Postar um comentário