Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sobre a criação do Maranhão do Sul



MA do Sul
Volta com força total o debate sobre a criação do estado do Maranhão do Sul, dessa vez com maior participação dos deputados estaduais, já que a deputada Valéria Macedo (PDT) propos recentemente a criação de uma comissão suprapartidária, na Assembleia Legislativa, com o objetivo de envolver outros atores interessados no assunto, pois o assunto estava limitado ao Congresso Nacional.
A região do que seria o Maranhão do Sul abrange uma extensa área de 146.539 quilômetros quadrados Km² e uma população estimada em cerca de 1,3 milhão de habitantes, sendo que os municípios mais populosos são, pela ordem, Imperatriz, Açailândia e Barra do Corda.
Do ponto de vista da representação política seriam 22 deputados estaduais, 8 federais e 3 senadores. Atualmente, a região possui uma boa bancada na Assembleia Legislativa, sendo que os mais identificados com a causa do Maranhão do Sul são os deputados Dr. Pádua (PP), Carlinhos Amorim (PDT), Léo Cunha (PSC) e a deputada Valéria Macedo (PDT).
Já na Câmara dos Deputados destacam-se os deputados Carlos Brandão e Hélio Santos, ambos do PSDB, Chiquinho Escórcio (PMDB) e mais recentemente o deputado tucano Pinto Itamaraty, que aderiu à causa em defesa da criação do novo estado.
Não obstante ainda ser um sonho distante, o advento do Maranhão do Sul já consegue fazer com que a população local se debata sobre qual município seria a capital do estado.
Entre as cidades que desejam sediar a capital do Maranhão do Sul estão Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda e Balsas, mas há aqueles que defendem a criação de uma ”cidade administrativa” para ser a futura capital.
Como se pode vê, o debate sobre a divisão do nosso Maranhão está posto, e nunca estave tão forte como agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário