Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de março de 2011

Porto Franco: Começa nesta sexta-feira (04) o Carnaval "Aqui é bem melhor"



A cidade de Porto Franco recebe  nesta sexta-feira,04, foliões de toda a região, do Maranhão e de várias partes do país, para a abertura  de mais um grande carnaval,sempre marcado por uma organização impecável e se consolidando cada vez mais como um dos mais animados do Maranhão.

O carnaval de Porto Franco, "Aqui é bem melhor", é mesclado por vários ritmos. Tem a caracterítica do Axé Baiano, mas com a preservação cultural do carnaval maranhense, um misto do carnaval pernambuco com a participação de vários blocos organizados. Entre os que mais se destacam estão  o "Periquitos da Madame" e "O  Galo da Manhã"

A programação do Carnaval de Porto Franco, "Aqui é bem melhor",  foi  lançada oficialmente  dia 19/02, pelo prefeito Deoclides Macedo e demais autoridades convidadas, na Praça do Côco, sendo que naquela ocasião  Animação no local ficou por conta do Grupo Kimania e Banda Bicho Papão.
No primeiro dia, tradicionalmente a abertura da festa é conhecida como Carnaval Maranhão do Sul, que este ano cai nesta sexta-feira,04  e completa sua 9ª edição.

Segundo infoma o secretário municipal de Cultura , Vanner Marinho, a idéia de nominar a abertura de "Carnaval Maranhão do Sul", nasceu em 2003, quando o Prefeito Deoclides procurou fortalecer o movimento pro criação do Estado do Maranhão do Sul, iniciando-se assim essa grande festa que se repete todos os anos, abrindo o carnaval na região sul-maranhense.

"Naquela ocasião, durante a abertura oficial do Carnaval de Porto Franco, o prefeito Deoclides Macedo lançou a ideia de que a cada ano, a festa seria em uma cidade do Sul Maranhense. Infelizmente, outros prefeitos não abraçaram a ideia , mas  a nossa cidade conservou essa tradição", diz Vanner, informando ainda que "Como nos anos anteriores, a Comissão Organizadora do Carnaval enviou convites a autoridades de toda a região como forma de trazer mais brilhantismo à folia". 

"Abrir o caranaval dessa forma é uma amneira manter acesa a luta pela criação do Maranhão do Estado do Maranhão do Sul. Este ano, mais uma vez, estaremos preparados para receber todos que pra vierem em busca de uma festa bem organizada, barata e segura.", garante o prefeito Deoclides.

Nesta sexta-feira,04, quem abre o carnaval portofranquino é a Musa do Axé maranhense Fabrícia e Banda, um resultado entre a aliança da empolgante batida do som da percussão a diversos ritmos que vão desde o Pop, sertanejo, forró, swingueira e arrocha, sem deixar de lado a verdadeira essência do Axé Music. Trio Carcará

Sábado,05, quem vai sacudir o circuito Praça do Côco/Avenida Valentin Aguiar   é a cantora pernambuca Ivete Lima e a Banda Impactus. No domingo,06, Carla Cristina e Banda. E na segunda e na terça-feira, as Bandas Mákina do Tempo e Impactus fazem a despedida da folia de Momo.

Vale lembrar que na segunda-feira, penúltimo dia da festa, todos os blocos percorre~rão as ruas da cidade e se encontrarão as 16h na Praça do Côco.

Porto Franco está sendo literalmente tomada por milhares de foliões vindos de todas as regiões do Brasil. Quem deixar para última hora provavelmente não encontrará mais vagas em Hotel, Pensões, Dormitórios.  Até casas estão sendo  alugadas para a temporada de folia.

Além do município de Porto Franco, promotor e principal financiador, a festa tem o apoio este ano do Governo do Estado que acolheu um  pleito da deputada estadual Valéria Macedo (PDT) e de empresas patrocinadoras da região.

Clic no folder e confira abaixo a programação completa do carnaval de Porto Franco:



Fonte: blog do Josué Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário