Total de visualizações de página

sábado, 26 de novembro de 2011

E-mail enviado ao Jornal O Progresso em resposta a coluna Bastidores sobre o caso Sandes Emanoel


Edição 14261
Senhor editor,
Sobre a coluna Bastidores, veiculada na sexta-feira, 25 de novembro, nos títulos “Culpado, quem?” e “Ajudar, a quem?” tenho a seguinte resposta a este conceituado órgão da imprensa imperatrizense.
No início da nota, lê-se: “O vice-prefeito Jean Carlo fez ontem uma acusação que nenhum cidadão deseja para o governante maior de seu estado, ao afirmar ser Roseana Sarney a responsável pela morte do comerciante Sandes Queiroz”.
De fato, como cidadão e vice-prefeito da segunda maior cidade do Maranhão, jamais gostaria de responsabilizar governo ou governante algum sobre a tragédia que se abateu sobre o empresário e sua família.
O artigo 37, § 6° da nossa constituição é claro: "pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."
Portanto, senhor editor, não poderia ser omisso, imprudente ou negligente diante de um crime que abalou a cidade e a região, senão estaria incorrendo na mesma atitude da governadora Roseana Sarney.
Relacionei, na oportunidade, fatores que demonstram omissão, imprudência ou negligência, a exemplo da “a iminente greve dos policiais e bombeiros militares, a greve dos delegados da polícia civil, as constantes rebeliões, a paralisação das obras de construção da penitenciária em Imperatriz, entre outros” e concluo afirmando que dessa forma, “favorecem para que os bandidos se instalem nas cidades do Maranhão".
Sobre a afirmativa,, na mesma coluna,  de que “A postura do vice-prefeito não foi assimilada no meio político”, depende do que se o colunista considera meio político. 
Na reação, não apenas de um leitor “anônimo” da sua prestigiada coluna, mas de inúmeras manifestações nas redes sociais, sem o anonimato, destaco a opinião de Eliz Sousa Martins no Facebook, sobre o caso do empresário Sandes Emanoel que transcrevo agora:

  • Eliz Sousa Martins Martins Mais uma morte nas costa de Roseana Sarney..Lembro do assassinato do meu marido Ildean Noleto Martins e seu irmão na época da Operaçao Tigre...Que até hj não deu em nada...
    há 32 minutos ·  

  • Eliz Sousa Martins Martins 
    quantas pessoas foram executadas pela “Tigre”. De acordo com o advogado Josemar Pinheiro, também ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, que enviou à Organização das Nações Unidas (ONU) dados sobre a operação, mais de 100 pessoas foram assassinadas pela polícia nos pouco mais de quatro meses em que os PMs pistoleiros atuaram na região de Imperatriz.

    Sabe-se que bandidos notórios sucumbiram crivados de balas, mas muita gente com ficha policial limpa – ou na condição de meros suspeitos – também foi morta. Entre eles, os irmãos Ildeneio e Ildean Noleto.



Sem mais, agradeço. E finalizo afirmando que o “meio político” principal de um detentor de mandato é a opinião pública. Jean Carlo Pereira Almeida.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto e muito interessante como as pessoas ainda devendem a familia Sarney, a culpa hj de tudo que acontece é sim do governo que não dá condições ideais de trabalho para esses policiais.

    ResponderExcluir
  2. Aquele jornal sempre defendeu e sempre defenderá a familia Sarney, afinal são pagos para isso, principalmente aquela coluna bastidores. Para eles, sarney é um Deus.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo texto perfeito do nosso vice Jean. O melhor é que ele matou a cobra e mostrou ela morta. Refiro-me ao arquivo do assassinato de mais de 100 pessoas na Operação Tigre, que deixou entre as vítimas os irmãos Ildeneio e Ildean Noleto.

    ResponderExcluir