Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

Valeria Macedo e Carlinhos Amorim se destacam em defesa do Maranhão do Sul


Deputada Valeria Macedo e deputado Carlinhos Amorim ambos do  PDT

Enquanto a grande maioria dos deputados se dedica ao processo de criação de municípios, os deputados Valéria Macedo e Carlinhos Amorim, ambos do PDT, dedicam parte do seu tempo e das suas atividades parlamentares a um projeto bem mais ambicioso: a criação do Maranhão do Sul.

Representantes das regiões Sul e Tocantina na Assembleia Legislativa, os dois deputados têm feito todos os movimentos possíveis para incentivar o andamento das propostas de divisão do Maranhão.

Na semana passada, Carlinhos Amorim defendeu, numa reunião em Imperatriz, a realização de um amplo estudo sobre a viabilidade econômica para a criação do novo estado do Maranhão do Sul. Para ele, o projeto é viável e o estado a ser criado nascerá em condições mais favoráveis do que a do Tocantins, por exemplo.

Na Assembleia Legislativa, raro é o discurso que pronuncia que não inclui o projeto de divisão do estado. Ontem, a deputada Valéria Macedo ocupou a tribuna do parlamento para apresentar uma moção de aplausos ao senador Edison Lobão (PMDB), por ter ele apresentado, em 2007, projeto de decreto legislativo autorizando a realização de plebiscito para que a população do Maranhão autorize ou não a divisão do estado em dois.

Com fortes raízes políticas nas regiões sul e Tocantina, Lobão aposta na criação do estado, embora saiba que o processo de criação de um estado é bem mais complexo do que muitos imaginam.

Valéria Macedo incluiu na sua moção o deputado federal Ribamar Alves (PSB), que abraçou a causa emancipacionista e protocolou na Câmara Federal, em fevereiro, projeto de resolução determinando a realização de plebiscito sobre a divisão do Maranhão.

 Alves apresentou projeto pedindo o plebiscito, mas seu projeto, tudo indica, terá de encontrar o do Senado, de autoria de Edison Lobão. O fato é que, se depender do empenho dos deputados, o Maranhão do Sul será criado, cedo ou tarde.

Fonte: (da Coluna Estado Maior, do jornal O Estado Do Maranhão desta terça-feira,14/05)


Nenhum comentário:

Postar um comentário