Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O PDT se movimenta

Por: Igor Lago


A Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista iniciou suas atividades no mês de abril após o falecimento de seu líder maior. Começou a se reunir, discutir e planejar suas ações. 
Já no dia 18 de maio, participei de uma reunião dessa Comissão como convidado para observar os andamentos dos trabalhos. No dia 06 de junho, homologou-se meu nome como substituto ao de nosso pai, amigo e companheiro Jackson Kepler Lago e, no dia seguinte, apresentamo-nos ao Partido juntamente com todos os demais membros. 
Foi um momento de particular emoção para mim; pois, naquele mesmo lugar, ele foi velado e, cumprimos assim, a sua vontade. Durante o ato, observava os presentes e ouvia as falas dos companheiros e companheiras, mas as imagens dele não saiam da minha cabeça. (As suas falas, seus gestos e hábitos estão muito presentes nas minhas lembranças!). Lembrei-me do nosso querido companheiro Neiva Moreira (celebremos sua longevidade!) e sua trajetória de luta, a qual papai abraçou e se dedicou totalmente, o que fez com que surgisse, entre eles, um sentimento profundo de companheirismo e, até mesmo, de irmãos. 
E, para alimentar ainda mais esses pensamentos, as palavras da brava e honrada companheira Maria Lúcia Telles nos fizeram recordar o verdadeiro significado do sentimento pedetista e, num lapso de tempo, rememorei todos os momentos que participei da criação do Partido e sua Juventude Trabalhista ao lado de seus filhos (Eduardo, Ricardo,Guilherme) e outros companheiros e companheiras, das atividades que desenvolvíamos na outrora sede no Monte Castelo ou, até mesmo, na sua casa no bairro do Apeadouro. 
Foram atividades pela criação do PDT nos bairros, nos sindicatos e nos movimentos estudantis e sociais. Discutíamos os problemas da juventude, do trabalhismo, do socialismo, do meio ambiente e o impacto da indústria de alumínio ALCOA na nossa Ilha, etc. 
Agora, por força do destino, estamos dando continuidade àquela luta iniciada no começo dos anos 80. No sábado, dia 18 de junho, o PDT realizou dois encontros: um em Balsas, sob a coordenação dos companheiros Márcio Honaiser, Clério Nascimento, Aurora, Consolação e a vereadora Deusilene Barros, com a presença de outras 66 pessoas para discutir a realidade política local, e outro em Icatu, onde o companheiro Zé Maria coordenou um seminário de Políticas Públicas com a presença de vários companheiros, dentre eles o professor Moacir Feitosa, o economista Cândido Lima, o professor Batista Botelho e o prefeito de Santa Rita Dr. Hilton Gonçalo. 
No dia 20 realizamos outra reunião da Comissão Provisória e, no dia 21, fomos a Santa Rita, Bacabal e São Mateus na companhia dos companheiros Chico Leitoa, Assunção, Cândido Lima e do prefeito Hilton Gonçalo. 


Quis fazer essa primeira viagem rumo a Bacabal por ser a cidade onde a minha família sempre têve uma participação política de oposição à ditadura e à oligarquia, seja na pessoa de Bete Lago, de Wagner Lago ou de nosso pai. Em Santa Rita tivemos um café-da-manhã com os companheiros liderados por um dos melhores prefeitos do Maranhão, o Dr. Hilton Gonçalo. 
Em Bacabal, realizamos alguns contatos políticos e participamos de um almoço com companheiros da região atendendo o convite do companheiro Jansen. Mas, em São Mateus, ocorreu um fato que não podemos deixar de mencionar: a filiação de vários companheiros, dentre eles, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, o Dandô. 
Foi uma homenagem à luta desses trabalhadores que tinham no Jackson Lago um aliado desde a década de 1970, como deputado estadual ou, mais recentemente, como governador, quando reestruturou a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAGRO) e criou a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão(AGERP) e a Superitendência de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural e de Promoção e Fomento Rural. 
Não podemos esquecer que o governador Jackson Lago assinou a titulação de 28mil hectares de terra em março de 2007 nos municípios de Morros, Fortuna e Bom Jesus das Selvas regularizados pelo Instituto de Terras do Maranhão – ITERMA. 
O PDT e seu governador fizeram muitas coisas pelo Maranhão. Cabe a nós reconhecê-las e divulgá-las. Assim, mostraremos a todos o quão foi importante a sua passagem pelo Palácio dos Leões, mesmo que encurtada pelo fatídico golpe judiciário de abril de 2009 que devolveu o Maranhão às mãos do atraso. 
Como se vê, o PDT se movimenta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário