Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Wikileaks vaza relatório sobre visita a Maringá



O relatório de uma visita de senadores e empresários norte-americanos a Maringá consta dos documentos vazados pelo site Wikilieaks. O documento, elaborado pelo consulado dos EUA em São Paulo, mostra que os políticos e empresários vieram à cidade para conhecer a produção de etanol na região.

A visita foi em 22 março de 2006. O então presidente da comissão de finanças do senado norte-americano, Charles Grassley, veio à cidade junto com outros senadores, deputados e empresários.

De acordo com o relatório, o grupo seguiu de Maringá para São Jorge do Ivaí, onde conheceu a usina Vale do Ivaí. .

O relatório cita Mark Lyons, diretor da Alltech, empresa que forma uma join-venture com a usina. Ele apresentou à comitiva as destilarias e deu detalhes sobre os custos de produção de açúcar e álcool, uso de etanol como combustível, técnicas de produção no Sul do Brasil, e de controle ambiental nas operações da planta.

Depois o passeio, a delegação, juntamente com o prefeito de São Pedro do Ivaí, o presidente da Alcopar e o diretor da Cocamar participaram de um almoço na usina.

O relatório está aqui.

O que se sabe hoje é que a visita do senador Grassley ao Brasil reforçou sua ideia de protecionismo ao etanol norte-americano. Tanto que ainda hoje ele briga para que o governo de Barack Obama mantenha os subsídios ao etanol de milho, medida que deixa o produto brasileiro menos competitivo. Nada que deva preocupar muito os motoristas daqui, levando-se em conta que este ano o álcool brasileiro ficou meio escasso.

Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário