Total de visualizações de página

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Senador Pedro Taques PDT vota contra Sarney

Eleito com 708.440 votos, o senador Pedro Taques (PDT) tomou posse nesta terça-feira (01.02) propondo mudanças na política brasileira.

O senador José Pedro Taques (PDT-MT) votou contra a chapa encabeçada pelo senador José Sarney (PMDB-AP) que concorre à reeleição do Senado Federal. O comunicado foi feito por Taques em carta encaminhada ao senador peemedebista, segundo informaram fontes próximas ao congressista mato-grossense.

Em seu primeiro mandato, Pedro Taques defende uma ‘renovação’ na Mesa Diretora do Senado Federal. Segundo o parlamentar mato-grossense, José Sarney não poderia continuar na Presidência porque este já seria seu quarto mandato presidindo aquela casa. 

Sarney presidiu o Senado pela primeira vez entre 1995 e 1997. A segunda vez que assumiu a cadeira máxima do parlamento brasileiro foi entre 2003 e 2005. A terceira e, por enquanto, última foi em 2009, quando bateu por 49 a 32 votos Tião Viana (PT-AC).

Em 2009, José Sarney enfrentou uma das piores crises políticas de sua carreira, quando os atos secretos do Senado vieram à tona. O fato chegou a gerar um constrangimento no PT, com as declarações de Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmando que sairia da liderança do PT no Senado em caráter irrevogável caso o partido não apoiasse a reabertura de pelo menos um processo contra Sarney.

Com a guarita do PT e o aval do presidente Lula, Sarney se manteve na Presidência, a crise foi contornada e Mercadante voltou atrás de sua decisão ‘irrevogável’. Dentre os atos secretos, o de maior repercussão foi o que tratava da nomeação do namorado de uma neta do senador.

Este é o quinto mandato parlamentar de Sarney. Ele assumiu pela primeira vez em 1971 e deixou a cadeira em 1985 para ser presidente da República. Após sair da Presidência do Brasil,voltou ao Senado.

Um comentário:

  1. Sucesso Senador Pedro, confiamos em pessoas como você que ainda tem vergonha na cara.....

    ResponderExcluir