Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quilombola ameaçado de morte pede socorro


O deputado Domingos Dutra (PT-MA)vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), se reuniu com o líder comunitário ameaçado de morte por fazendeiros da comunidade do Charco, localizado na cidade de São Vicente Ferrer, Manoel Santana Costa. O encontro ocorreu na Secretaria de Política de Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR).
O encontro focou na segurança do ameaçado e na punição dos acusados de matar Flaviano Pinto Neto, da mesma comunidade, em 2010.De acordo com Domingos Dutra, “o Maranhão parece não ser Brasil, pois, ainda acontecem barbaridades já abolidas no restante do País: pessoas morando em casas de palhas, na escuridão, bebendo água de cacimba e carregando a produção nas costas por falta de estradas”, desabafa o parlamentar ao citar que “o Maranhão é o estado onde lideres de comunidades quilombolas e de camponeses são assassinados apenas por ousarem sonhar com um mísero pedaço de terra”, lamenta o deputado.
De acordo com a coordenadora do Programa Comunidades Tradicionais da SEPPIR/PR, Vera Gomes, “o mandante das mortes dos líderes comunitários no Maranhão é o silêncio. O assassino é o pequeno, o que existe são grileiros por traz das mortes”, destacou a coordenadora ao enfatizar que não é suficiente prender apenas o assassino, mas toda a cúpula de mandantes.
Uma comissão chegou ontem ao Maranhão para cobrar respostas do governo local e atuar de maneira mais próxima nas comunidades de quilombos para sanar os problemas dos ameaçados.
Domingos Dutra vai apresentar um relatório sobre o caso à Comissão de Direitos Humanos e se colocou a disposição de toda e qualquer ajuda possível aos quilombolas ameaçados por fazendeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário