Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Carlos Amorim pede instalação de cursos da Uema em Açailândia


O deputado estadual Carlos Amorim (PDT) teve aprovada, na sessão de terça-feira, indicação solicitando a instalação de cursos de nível superior de Bacharel em Administração e de Zootecnia no Centro de Estudos Superiores de Açailândia- Cesa. O pedido do parlamentar prende-se à necessidade de oferecer ensino direcionado para apoiar a vocação econômica daquele município.

A justificativa do deputado para a apresentação do pedido é o fato de que Açailândia vem se expandindo aceleradamente como polo agroindustrial, sendo considerado um dos maiores centros de desenvolvimento do Maranhão.

De acordo com ele, registros de anos anteriores atestam a tendência de crescimento que se acentuou desde 1999. Assim, Açailândia passou da classificação número 564, entre 5.560 municípios, e quatro anos depois saltou para a 270ª posição. "Desta forma, o município economicamente situa-se entre os quinhentos maiores municípios do Brasil e consolidou-se com uma das maiores economias do Estado, ao lado de Imperatriz, Balsas e Caxias, sendo destacadamente um dos maiores arrecadadores de ICMS", afirmou.

Ainda como justificativa, o fato de que a economia de Açailândia se estruturou em três vetores principais: Exportação de ferro gusa; Criação de gado bovino, possuindo um dos maiores rebanhos do estado, e Condições de logística extremamente favorável, servido por duas ferrovias e duas rodovias federais.

"Açailândia foi destaque na edição da revista Veja de 2010, sendo apresentada entre as 233 cidades com mais 100.000 e menos de 500 mil habitantes que impulsionaram o crescimento nacional. Nessa reportagem, foram afirmados os impressionantes índices de crescimento do seu PIB, sempre acima dos dois dígitos. Tudo isso aliado ao crescimento populacional, com expressiva participação de jovens, impondo a necessidade de se oferecer condições para ofertar educação superior de qualidade para prepará-los com vistas a sustentação do auspicioso crescimento deste município", finalizou.

Carlos Amorim foi indicado pelo bloco parlamentar a membro titular das Comissões de Obras e Serviços Públicos e de Assuntos Econômicos, além da suplência de Segurança Pública.

Fonte: O progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário