Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Imperatriz volta a atender pacientes do SUS de outras cidades

Decisão contou com o apoio dos deputados Carlinhos Amorim, Dr. Pádua, Antônio Pereira e Valéria Macedo

O município de Imperatriz-MA volta a atender, a partir desta quarta-feira (10), em sua rede de saúde os pacientes referenciados pelos municípios que integram aquela macrorregional de saúde, cujo atendimento de procedimentos eletivos estava suspenso desde o dia 1º de julho.

A decisão foi adotada durante reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ocorrida nesta terça-feira (9), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT), vereador
de Imperatriz-MA por três mandatos consecutivos,
participou das negociações com a Comissão Bipartite
Presidida pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, a reunião contou com a participação do prefeito Sebastião Madeira (PSDB), dos deputados estaduais Antônio Pereira (DEM), Dr. Pádua (PP), Valéria Macêdo (PDT), e Carlinhos Amorim (Líder do PDT na Assembléia Legislativa), além de gestores municipais e técnicos da saúde.

No encontro, foi definido que o atendimento de pacientes externos na rede municipal de Imperatriz só acontecerá mediante a apresentação da ficha de referência emitida pelo município de origem, documento de encaminhamento oficial cuja aplicação já havia sido aprovada pela CIB este ano. Conforme Resolução da CIB, a ficha deve conter o laudo médico, com a assinatura do responsável pela unidade de saúde ou do gestor municipal.

Deputado estadual Dr. Pádua (PP), presidente da Comissão
de Saúde da Assembléia Legislativa
Também ficou acertado que os gestores dos 42 municípios da macrorregional e de Imperatriz deverão se reunir nos próximos dias para apresentar o balanço de todos os procedimentos referenciados realizados em 2011, de acordo com a Programação Pactuada Integrada (PPI) vigente no estado.

O trabalho, segundo determinou o secretário Ricardo Murad, terá o acompanhamento do Estado, por meio da unidade regional de Imperatriz.

“Daremos todo o apoio para esses municípios apresentarem seus balanços. Em seguida poderemos marcar uma reunião em Imperatriz para chegarmos a um entendimento e montarmos, de forma emergencial, uma central de regulação dentro de Imperatriz para organizar o atendimento pactuado entre os municípios”, explicou o secretário.

O superintendente de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria de Saúde de Imperatriz, Irisnaldo Felix da Silva, apresentou levantamento de todas as receitas e gastos realizados pelo município nos últimos três anos, que segundo ele geraram uma dívida de R$ 16 milhões.

Segundo o prefeito Sebastião Madeira, a situação era caótica e por isso a decisão de suspender o atendimento aos pacientes dos municípios vizinhos.

“O atendimento será normalizado em Imperatriz, desde que os municípios obedeçam ao protocolo. A decisão, com certeza, foi positiva e só temos a agradecer ao secretário Ricardo Murad, que nos atendeu com a maior presteza com o objetivo de solucionarmos, juntos, a situação dramática em que se encontrava a saúde do nosso município”, destacou Madeira.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário