Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

SÃO JOÃO DO PARAÍSO: Valéria Macedo expõe na Assembleia situação caótica do município



Valéria Macedo

“A população está com medo de um retorno do prefeito por liminar judicial. Isso hoje seria um desastre para aquela sociedade e escárnio para as Instituições políticas e jurídicas”, disse a deputada, que também apelou à governadora para que ajude o prefeito interino a colocar em funcionamento pelo menos os serviços essenciais do município.

São João do Paraíso-MA
A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) fez um importante pronunciamento na sessão desta terça-feira, 24, quando denunciou e fez uma exposição da situação de descalabro que tomou conta do município de São João do Paraíso, localizado na região sul do Maranhão, que vive uma instabilidade política administrativa provocada pela gestão do prefeito afastado Raimundo Galdino Leite, o conhecido “Boca Quente”, que juntamente com seu vice, Itamar Gomes Aguiar, chegaram recentemente a ser presos pela Polícia Federal, em seguida afastados por uma decisão do Juiz da comarca de Porto Franco, Antonio Baleeiro.



Vereador "Dão", prefeito interino
“A questão política do município neste momento encontra-se resolvida, pois assumiu como prefeito e por força da decisão judicial o presidente da Câmara, Vereador Sebastião Rocha, o “Dão”. O que falta agora - e essa é a razão do meu pronunciamento-, é a governadora Roseana Sarney ajudar o prefeito interino e toda a Câmara dos Vereadores a fazer os serviços públicos voltarem a funcionar”, disse Valéria, informando que, por exemplo, na área da saúde é indispensável com urgência a aquisição de uma ambulância para pelo menos para carregar os pacientes para o SUS de Porto Franco e reativar os serviços da Atenção Básica que se encontram sucateados e sem funcionamento. 

Segundo Valéria, na área da Educação, ainda há atrasos de salários dos servidores, escolas sem as mínimas condições de funcionamento, sem merenda escolar, sem material didático, sem nada. “O que funciona decorre da bravura de alguns professores”, ressalta. 

A infraestrutura da cidade também se encontra abandonada. Os serviços de coleta de lixo não funcionam. A estrada que liga Paraíso e Porto Franco precisa imediatamente de reparos. A Prefeitura por conta desses problemas se encontra inadimplente com prestações de contas, segundo narrou Valéria. “É hora de a Governadora Roseana Sarney chamar o prefeito interino para pelo menos encaminhar a questão dos serviços públicos essenciais do município”, disse.

Boca Quente
Diante de tantas idas e vindas do prefeito Boca Quente no comando da prefeitura, segundo Valéria, a população teme que a qualquer momento o prefeito afastado retorne ao cargo, no que a parlamentar fez um veemente apelo ao Judiciário para que este trate com muita atenção e zelo a questão de São João do Paraíso, pois parte dos problemas hoje existentes ali decorrem da instabilidade jurídica-política no município. 

“A população está com medo de um retorno judicial por liminar, do prefeito. Isso hoje seria um desastre para aquela sociedade e escárnio para as Instituições políticas e jurídicas como o Ministério Público, a Câmara Municipal, a Controladoria Geral da União, a própria Polícia Federal”, alertou Valéria, ressaltando mais uma vez que “é fundamental manter a estabilidade político-jurídica do município e ajudar o prefeito interino, inclusive com recursos, para tirar o município da situação em que se encontra”.

Hélio Soares
O discurso de Valéria foi aparteado pelos deputados Hélio Soares (PP) e César Pires (DEM). Hélio Soares tentou tirar da governadora a responsabilidade em ajudar o município a sair dessa situação de calamidade, no que foi rebatido por César Pires. Este foi solidário com Valéria e disse que não entendia o pedido da sua colega como um pedido de intervenção administrativa da governadora.
César Pires

“O que a senhora quer na verdade é que os tentáculos do governo nas várias esferas das necessidades públicas sejam ali alocados em caráter emergencial, dada à irresponsabilidade veiculada por todos os meios de comunicação e a peregrinação da Polícia Federal culminando com a prisão de mais um irresponsável da administração pública. Eu acho que a Senhora cumpre o seu papel, quando vem aqui não só apresentar as mazelas daquele Município, mas também pedir ao Governo do Estado que dê a colaboração necessária seja com convênio, seja com alocação de obras, enfim corrigir essas distorções. Parabéns à Senhora”, disse César pires.

Ainda na sessão de ontem, Valéria protocolou dois requerimentos, o primeiro solicitando a Assembléia Legislativa a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de São João do Paraíso, que a Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho na oportunidade faça um levantamento real da situação administrativa daquele município, a fim de subsidiar a Governadora Roseana Sarney na resolução dos problemas, caso esta se disponha a ajudar, conforme prometeu ainda ano passado em encontro com vereadores e outros líderes políticos de São João do Paraíso. O segundo requeimento foi pedindo uma ambulância para o mesmo município.

Ambos os requerimentos foram ainda subscritos pela maioria dos parlamentares presentes à sessão.  
Leia mais:
Domingos Dutra quer mantida a cassação do prefeito "Boca Quente" de São João do Paraíso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário