Total de visualizações de página

sábado, 28 de maio de 2011

Jornal Pequeno celebra hoje 60 anos com festa em São Luís

Jornal Pequeno - Capa da Edição 23,693


Deu no Blog do John Cutrim

O Jornal Pequeno realizará neste sábado (28), às 21 horas, no Espaço Renascença, um evento comemorativo dos seus 60 anos de fundação. Diversas autoridades, personalidades da imprensa e do mundo político e cultural do Estado foram convidadas, e confirmaram sua presença.

Nesta data especial, vale lembrar que o Jornal Pequeno foi fundado pelo saudoso jornalista José Ribamar Bogéa, no dia 29 de maio de 1951 e, ao longo de 60 anos, procura manter uma linha coerente de jornalismo investigativo e independente.

Porta-voz das causas dos menos favorecidos, o fundador do Jornal Pequeno não raro teve que enfrentar a intransigência peculiar aos que detêm o controle e poder, quando criticados ou investigados.

Considerado um diário de luta e resistência, o Jornal Pequeno é reconhecido como um meio de comunicação de massa que tem como tradição esclarecer a opinião pública sobre os mais diversificados assuntos, acontecimentos, atos e fatos em todas as camadas da pirâmide social e de domínios de conhecimento, contribuindo, de maneira substancial, como fonte fundadora para a construção da verdadeira História do Maranhão, principalmente naquela parte que diz respeito aos vários segmentos do trânsito de relacionamento dos seres humanos, em público, ou nos bastidores dos eventos.

O Jornal Pequeno não se restringe ao registro dos assuntos referentes à política, à violência e à criminalidade. Pelo contrário, a História do Jornal Pequeno, em sua nascente, sob o nome de O ESPORTE, jornal criado por José Ribamar Bogéa, em 1947, é precedida por um jornalismo, cuja finalidade exclusiva era fazer a cobertura do desporto maranhense e, às vezes, nacional. Somente em 1951, O ESPORTE seria transformado no Jornal Pequeno, cujo histórico tem uma abrangência versátil, incluindo acontecimentos e fatos sócio-econômicos, sócio-políticos, culturais, ambientais, infra-estruturais, educacionais, de saúde pública, de saneamento básico, dos esportes, do atletismo, da literatura, das artes plásticas, da fotografia, da cultura popular, do artesanato, e do folclore, enquanto atividade de lazer, diversão e entretenimento; da música, da expressão corporal, do teatro, do cinema, da indústria, do comércio, da ecologia, do turismo, da religião, das seitas, das associações, das instituições culturais, da crônica social, das artes em geral.

Hoje, decorridos 60 anos de sua fundação, o Jornal Pequeno não parou no tempo e no espaço, pois está antenado com as mais avançadas experiências da tecnologia, com parque gráfico moderno, modernizou-se no campo de projeto visual-gráfico, da impressão e distribuição, circulando também na rede das páginas da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário