Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2011

Exclusivo: blog do Robert Lobato entrevista Jean Carlo, vice-prefeito de Imperatiz


Conforme anunciado, o blog do Robert Lobato publica entrevista polêmica como o vice-prefeito prefeito de Imperatriz, Jean Calo (PDT).
O pedetista respondeu a todas as perguntas formuladas sem arrodeios. Veja a íntegra da entrevista:

“O prefeito não se pronunciou oficialmente sobre a investigação do seu secretário de Infra-estrutura pela Polícia Federal. Parece utilizar de “dois pesos e duas medidas”, pois quando o ex-secretário de Administração do município, Lula Almeida, teve o mandato de detenção expedido pela mesma Polícia Federal, em menos de 24 horas o prefeito tomou providências e deu resposta para cidade.”
Como está a relação entre o PDT e o PSDB, em Imperatriz?
Jean Carlo: Construímos uma aliança vitoriosa em 2008 entre o PDT e o PSDB. Esse projeto foi discutido coletivamente para consolidar na cidade o projeto político e administrativo do então governo do saudoso Dr. Jackson Lago. Contudo, no início das eleições de 2010 percebemos movimentos do PSDB local de aproximação política com governadora Roseana Sarney. Claro que, consolidada  essa aproximação, é natural o afastamento do PDT do projeto político local do PSDB. Continuamos a ter diálogos com os tucanos na cidade,  mas sempre no sentido de alertar que não foi o caminho em direção ao governo Roseana Sarney o qual o povo de Imperatriz depositou confiança em nós.
Qual a sua avaliação sobre a administração do prefeito Madeira?
Avalio que o prefeito Madeira precisa corrigir rumos da máquina administrativa e rearticular o seu grupo político. No início do mandato, umas da marcas do prefeito era sua presença e participação para superar os problemas da cidade, mas faltou vontande de fazer efetivamente um governo popular e democrático, pois o envolvimento da sociedade é de extrema importância para apresentar as soluções e também dividir os problemas. Os recursos municipais são escassos para resolver os grandes problemas, a falta de planejamento da ações nos levaram a trabalhar na base do improviso, faltou ao prefeito experiência de gestão pública, todos os setores que o orientam tem experiências no setor privado. Com a cassação do ex-governador Jackson Lago a coisa piorou, pois o prefeito Madeira não se organizou devidamente para fazer um mandato na cidade sem depender totalmente do apoio do governo estadual e federal. Uma nota de 5 a 10, neste momento, daria 7 para a administração do prefeito de Imperatriz.

Mas o PDT tem muitos cargos na prefeitura…
Quando da formação do governo municipal o PDT teve a participação com uma secretaria municipal de Juventude, a Secretaria-adjunta da Receita Municipal e alguns cargos de segundo e terceiro escalão que não chegam a 10 no total. Após montagem do governo alguns, membros da administração que não estavam no PSDB se filiaram ao PDT a exemplo do ouvidor do município e a secretaria-adjunta de meio ambiente.

Há setores da política e da emprensa de Imperatriz que acham que Madeira terá dificuldades de reeleição, uns acreditam até que a sua administração, na prática, acabou. Qual a sua opinião sobre isso?
Precisamos entender o que aconteceu. A grande esperança do povo de Imperatriz era a harmonia  entre o governador Jackson Lago e o prefeito Madeira. Com a cassação do nosso governador, perdermos o nosso principal elo para que os recursos pudesse chegar em Imperatriz e cumprir com os compromissos assumidos em campanha. Percebe-se nos números no ano de 2009 que a avaliação da administração do prefeito Madeira esta muito ligada a popularidade do ex-governador Jackson Lago. Mas já no início de 2010, o prefeito começa andar na cidade ao lado da governadora Roseana Sarney sempre justificando tratar-se de “parceria institucional”, mas a população não vê dessa forma e a popularidade dele começa a cair gradativamente, puxando junto a imagem da administração municipal. Ou seja, em 2010 a população cobrou o envolvimento mais decisivo do PSDB do prefeito Madeira  na eleição de Jackson, pois a esperança do povo de Imperatriz era o retorno de Jackson Lago ao governo do Estado. Quando o prefeito Madeira se aproxima de Roseana perde uma bandeira importante ao mesmo tempo que não consegue cumprir os compromissos assumidos com a cidade, ele ficou sem o verbo e sem a verba. Quem esta com a máquina administrativa sempre será um forte candidato, mas precisa voltar a ter a confiança do povo de Imperatriz.
Tem como o prefeito superar esse episódio da prisão do seu secretário de Obras pela Polícia Federal, que, aliás, é amigo pessoal de Sebastião Madeira?
O prefeito Madeira, que, repito, tinha uma marca de prefeito presente e participativo na vida da cidade, nesse momento de crise não se pronunciou oficialmente sobre a investigação do seu secretário de Infra-estrutura pela Polícia Federal. Parece utilizar de “dois pesos e duas medidas”, pois quando o ex-secretário de Administração do município, Lula Almeida, teve o mandato de detenção expedido pela mesma Polícia Federal, em menos de 24 horas o prefeito tomou providências e deu resposta para cidade. Lula Almeida respondeu a investigação e hoje conseguiu provar sua inocência. A não tomada de decisão nesse sentido sempre vai deixar dúvidas e isso com certeza será explorado pelos adversários no período eleitoral.
O PDT tende a lançar candidato próprio a prefeito de Imperatriz nas eleições do ano que vem? Quem seria o nome do partido?
Tivemos um resultado eleitoral importante, com a votação de 74% do votos ao Dr. Jackson e conseguimos eleger o deputado estadual Carlinhos Amorim o mais votado de Imperatriz. É natural, que no momento em que o PSDB de Imperatriz se aproxima da governadora Roseana Sarney, a tendência do partido é lançar candidatura própria e a resolução nacional do PDT orienta nesse sentindo. O nome  do deputado Carlinhos Amorim tem aparecido muito bem em todas as pesquisas para prefeito de Imperatriz. Claro que todo partido tem como o objetivo chegar ao poder, nós do PDT ainda não governamos Imperatriz, mas temos experiências administrativas importantes na região como a do atual prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo PDT. Queremos sim, governar a segunda maior cidade do Maranhão.

Com quais partidos o PDT pretende contar, caso resolva lançar candidato próprio?
Defendo que todos os partidos de oposição ao grupo Sarney esteja juntos em 2012.Se conseguimos construir a unidade do campo democrático teremos reais chances de vencer as eleições, todos nós temos a responsabilidade de manter a chama acessa da oposição em Imperatriz e região, não tenho duvidas que em 2010 foi a última eleição da família Sarney no Maranhão e Imperatriz será mais uma vez decisiva para o Maranhão nas eleições de 2014.
Como o senhor vê a ascensão do médico Igor Lago para a presidência do PDT?
Conheço bem o Dr. Igor Lago. É uma jovem promessa da política maranhense, tem uma visão de sociedade avançada, sempre preocupado com as desigualdades sociais no nosso estado e do nosso país e consegue fazer uma boa leitura política do cenário nacional e estadual. Estamos sempre conversando sobre de que forma a política do estado pode melhorar a vida das pessoas, pois tem um bom senso crítico, percebo em Igor uma vontade de continuar a luta de seu pai. Claro que é possível a sua ida para presidência estadual do PDT e com todas as pessoas que converso no partido vejo concordância nesse sentido, não percebo qualquer grupo ou liderança do PDT contraria a sua indicação, com homologação da direção nacional será um bom presidente estadual do nosso partido.
O PDT ficou por muitos anos preso à liderança do ex-governador Jackson Lago, embora possua muitas lideranças novas como o senhor, o próprio Igor Lago, o deputado Carlinhos Amorim, os prefeitos Deoclides Macedo e Hilton Gonçalo, a deputado Valéria Macedo, o ex-deputado Chico Leitoa, enfim, é possível o partido pensar em candidato ao governo em 2014?
Pelo fato de não termos uma liderança que possa substituir o Dr. Jackson neste momento, todas as decisões tomadas no partido são tomada por suas lideranças regionais de forma colegiada para que nós possamos manter a unidade. É natural que nessa nova reorganização do PDT maranhense, sem a presença do Dr. Jackson, cada linha de pensamento dentro do partido se aflore: uns mais à esquerda, outros com a composição mais para a centro-esquerda e outros até com política mais à direita. Isso faz parte do processo político. O fato é que, com esse tipo de discussão, nós chegaremos a um projeto único dentro do partido. Todo partido precisa almejar chegar ao poder e com o PDT não é diferente. Com certeza vamos defender candidatura própria para governador do Maranhão em 2014.


Um comentário:

  1. Jean, estou aguadando um comentário seu a repeito das auto escolas que tomaram a beira rio.
    desculpe está insistindo neste assunto, mais é triste o cartão postal da nossa cidade ser tomada pelas auto escolas. os blogueiros oficias não falam nada a respeito. já deixei recado nos blogs do secretário de comunicaçãol, do chico do oião, no holdem e no do senhor, o unico que que ficou de dá uma resposta foi o seu. é por essas e outras que esse governo é de um madato só e olha lá se terminar, com uns secretários incompetentes desses. a beira rio é do povo ou já foi do povo. acorda J.RIBAMAR, vai dá umas voltas na beira rio com seus filhos e voce vai constatar que estou falando só verdade.
    abraços
    adriana cavalcante de araujo

    ResponderExcluir