Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Deputado Pinto Itamaraty também defende criação do MA do Sul


O deputado federal Pìnto Itamaraty (PSDB) entrou de vez na defesa da criação dos novos estados. Nesta quarta-feira, 19, o tucano proferiu um discurso sobre os processos que tramitam na câmara dispondo da criação do Estado de Carajás, Tapajós e Sul do Maranhão.
Um dos pontos destacados por Pinto Itamaraty foi a lembrança de que a Constituição assegura que “os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros ou formar novos unidades federativas mediante aprovação da população [por meio de plebiscito] e do Congresso Nacional [por meio de lei complementar]“.
O apoio de Pinto Itamaraty reforça, ainda mais, a luta pela criação do estado do Maranhão do Sul, que já conta com a simpatia de boa parte da bancada maranhense na Câmara dos Deputados.
Leia, abaixo, a íntegra do discurso do deputado:
Sabemos que o Brasil é o quinto maior território do mundo, configurando um terreno fértil de diversidades culturais e ambientais, mas será que os governos estão conseguindo dar a atenção proporcional que as dezenas de unidades federativas necessitam?
Com um país de dimensão continental como o nosso é cada vez mais difícil atender às demandas necessárias. Assim, iniciativas como a criação dos estados de Tapajós, de Carajás e do Maranhão do Sul não são realidades distantes, e sim alternativas viáveis ao desenvolvimento da República Brasileira.
Nesse sentido, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (5) um decreto legislativo que autoriza a realização de um plebiscito que vai decidir pela criação de Carajás, que seria uma divisão do estado do Pará. O decreto deve ser promulgado nos próximos dias e o plebiscito poderá ser realizado em até seis meses, de acordo com a organização da Justiça Eleitoral.
Fonte: Blog do Robert Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário