Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O novo Edivaldo Holanda da Assembleia


Definitivamente o ex-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Tavares (PSB) perdeu a sensatez e coerência que nortearam a sua administração a frente da Casa e está se transformando no novo deputado Edivaldo Holanda nessa legislatura.

Com uma postura incoerente e exagerada, Tavares (foto) não conseguiu se viabilizar como líder da bancada de oposição que iniciou com 12 deputados. Ao contrário disso, viu de perto a oposição se esfacelando, pois os três deputados do PSDB foram para o Bloco União Democrática (Bloco de Governo) e o PDT que ele esperava ficar sob sua tutela optou em caminhar num Bloco de Oposição isolado com seus quatro parlamentares.
O ex-presidente não digeriu ainda o apoio do PDT a candidatura do deputado Ricardo Murad (PMDB) nas eleições da Assembleia Legislativa e nem a postura da bancada oposicionista de oposição com responsabilidade.
Por conta disso na quarta-feira (09) foi a tribuna questionar esse posicionamento e hoje foi duramente criticado por dois pedetistas, Carlinhos Amorim e Graça Paz.
A líder do Bloco do PDT, Graça Paz foi a primeira a subir na tribuna e duramente afirmou. “Deputado que tem o seu partido e quer cobrar do PDT ações, atitudes e isto não vamos aceitar. Eu não acredito que o PDT tenha colocado alguém aqui nesta Casa, algum deputado para puxar as nossas orelhas, para procurar ver a nossa atitude aqui dentro da Assembleia. Não demos esse direito, não passamos nenhuma procuração nesse sentido. Não iremos oposição somente por oposição, nós não somos capachos de forma nenhuma para sair aceitando essas provocações” disse a parlamentar.
O ex-presidente da Casa não deu por encerrada a discussão e voltou ao assunto e num discurso sem nexo e incoerente, fez a defesa do ex-governador Jackson Lago (PDT), recentemente seu adversário político nas eleições de outubro. “Acho estranho o Governador Jackson Lago ter seu governo criticado aqui e o PDT com quatro deputados não manifestar qualquer tipo de reação. Como acho estranho também o PDT ter articulado com o deputado Ricardo Murad durante a candidatura dele à Presidência da Assembleia sabendo que ele foi um dos grandes articuladores do processo de cassação de Jackson. Isso me constrange. Uma oposição calada, uma oposição envergonhada não ajuda o processo democrático do Maranhão” disse Marcelo Tavares ainda em tom provocativo.
Carlinhos Amorim


A resposta veio logo em seguida e veio por parte do deputado Carlinhos Amorim (foto)

 que num discurso coerente e maduro fez com que Tavares ficasse sem argumentos.”O PDT, Deputado Marcelo, entende que para cobrar do Governo do Estado para exigir que o Governo do Estado leve benefícios a sua população, não se faz necessário uma postura de agressão, o PDT tem lado, seguramente que não é o lado do quanto pior, melhor. Não nos interessa como pessoas públicas, desejar que a Governadora Roseana Sarney faça o pior governo de sua vida, pelo contrário, queremos é ajudá-la a fazer o melhor governo da vida dos maranhenses e, a nós parlamentares que aqui estamos, devemos estar indicando, sugerindo, cobrando, propondo e ajudando para que isto aconteça”, afirmou.

Amorim ainda foi mais longe e mostrou que com rancor não se faz política e talvez por isso o Maranhão esteja nessa situação, pois após as eleições os palanques continuam armados para alguns. “Eu quero que a governadora acerte e não que erre. Porque acertando, o beneficiário é a nossa população. O PDT não aceita a ingerência de ninguém, do PDT cuidemos nós. O PDT tem quatro deputados estaduais, sendo firmes aqui na cobrança, mas também dando oportunidade para que o governo tenha tempo para poder realizar. Não nos interessa Deputado Marcelo Tavares nesse início de atividade está aqui sistematicamente cobrando”.
O deputado da Região Tocantina além de afirmar que a governadora Roseana Sarney tem as melhores condições para fazer um bom governo, fez um alerta ao ex-presidente da Casa que parece já estar pensando em 2014 sem viver 2011.
“O PDT não vai aceitar, não vai ser usado, para dar visibilidade a alguém que queira colocar o seu nome em discussão em 2014. É tempo de trabalho, é tempo dos deputados dar uma resposta aos seus municípios e ao Maranhão. Agora, por gentileza, deixe de mão o PDT, cuide das questões do PSB, o senhor já lidera o PC do B, o senhor já lidera o PPS, já é liderança demais, mas do PDT cuidamos nós. Cuidado com sua postura, não queime as pontes para o futuro que não está muito longe” finalizou Amorim, que arrancou aplausos do plenário e da galeria da Casa.
Infelizmente a postura afoita de Marcelo Tavares em ser Oposição por Oposição e pregar a política do quanto pior, melhor, como foi dita na tribuna, faz com que a comparação com o ex-deputado Edivaldo Holanda seja inevitável. Tavares tem sido incoerente em determinados momentos, como por exemplo na cobrança das comissões (reveja aqui), a postura do deputado nem de longe lembra a postura do ex-presidente que toda as vezes que ia a tribuna fazia reivindicações sensatas, parece que Tavares quer ocupar o espaço vazio de Holanda, mas é bom lembrar que o espaço está vazio justamente por que assim o povo decidiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário