Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um novo olhar sobre a política


Candido Lima*
Participei, nesta terça-feira, 13, de uma reunião, em Brasília, do Movimento pela Nova Política, idealizado pela ex-senadora Marina da Silva. Participaram da reunião os Senadores Cristóvão Buarque (PDT-DF), Pedro Taques (PDT-MT), Eduardo Suplicy (PT-SP) Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Também presentes os Deputados Federais Alfredo Sirkis (PV-RJ), Antonio Reguffe (PDT-DF) e Jean Wyllys (PSOL-RJ), do ex-tucano Walter Feldman, além de Deputados Distritais, de lideranças da outros Estados, do Distrito Federal e da própria Marina.
Do Maranhão, apenas eu participei. O objetivo da reunião foi o de discutir e definir os princípios básicos que nortearão o Movimento. Após os debates, aprovou-se que o Movimento será livre, aberto, autônomo, democrático, suprapartidário e sem vínculo religioso. Busca a construção da sustentabilidade ambiental, social, econômica, ética, política, cultural e estética.
O Movimento acolhe as diferenças e a diversidade, buscando o consenso progressivo pela via do diálogo, do espírito de agregação e da postura colaborativa de valorização das idéias e do conhecimento, respeitando o direito a divergência. O Movimento é vivo, baseado em livres fluxos de informação, comunicação e decisões e será o resultado da interação entre seus integrantes.
É uma experiência de um novo modo de fazer política: horizontal, participativo, dialógico, democrático, em rede. É descentralizado, com múltiplos pólos, discutindo múltiplos temas organizados a partir de coletivos e de plenárias territoriais e temáticas. Balizado nestes princípios, o Movimento quer despertar a sociedade brasileira para a falência do nosso modelo político estruturado em partidos hierarquizados de forma vertical e dirigidos de forma antidemocrática.
Pretende despertar a sociedade brasileira para a falta de transparência na gestão pública o que facilita o desvio de conduta de muitos gestores e ainda mostrar a sociedade brasileira um novo modo de fazer política baseado no exercício democracia, debates de idéias e na transparência na aplicação dos recursos públicos. Objetiva mostrar à sociedade brasileira que política não é uma relação de troca como hoje ocorre. Mas, para que o Movimento alcance seus objetivos, depende da participação de cada um de nós no fortalecimento desta idéia e ajudar a torná-la realidade.
*Economista e integrante do Movimento Pela Nova Política
Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário