Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Obras do Centro de Ressocialização continua a passos de tartaruga

No dia 02 de junho a Câmara de Vereadores de Imperatriz realizou uma daquelas típicas audiências públicas que visava solucionar o problema da superlotação cárcere na cidade. Na pauta de discussão o excessivo atraso da construção do Centro de Ressocialização, teoricamente para iniciar as obras em 2009, isso diante um longo histórico de medidas promovidas na justiça por diversos setores da sociedade civil organizada.
Com prazo de 240 dias para ser entregue,
placa não informa inicio das obras
(Foto: Samuel Souza)

Da Câmara os nobres vereadores; prefeito da cidade; deputados; o secretário de Estado da Segurança Pública Aluísio Mendes; o delegado-geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o delegado regional da 10° DRI, Assis Ramos; o secretário de Justiça e Cidadania, Sérgio Tamer; o comandante-geral do 3° BPM, Zanoni Porto e o comandante dessa tropa toda, o deputado federal Chiquinho Escórcio foram visitar a obra. Conversa vem, conversa vai, desculpas dali, desculpas daqui... e ficou prometido que até 30 de novembro a obra será entregue.

A obra é divulgada como 45% construída
(Foto: Samuel Souza)
Dois meses depois da ilustre visita, as obras continuam a passos de tartaruga. A placa do Governo Federal informa prazo de entrega em 240 dias, mas sem citar a data de inicio da construção. Na placa também não diz que o convênio é com o governo do estado. E o que foi noticiado nos meios de comunicação a principio o valor de R$ 7.232.000,23, a placa informa o investimento de R$ 6.932.612,81. Ou seja, quase 300 mil reais foram, digamos, economizados numa obra de tamanha envergadura.
Há 2 meses atrás políticos e demais autoridades
visitaram as obras do Centro
(Foto: Pinheiro)

E ficou acordado que a entrega será
em novembro desse ano
(Foto: Pinheiro)
Para honrar o compromisso da entrega, é necessário um número considerável de trabalhadores. A segurança no local da obra é falha, tivemos acesso normalmente. Não é nenhuma surpresa, mas há muitas coisas ali para se fazer. Para ser um Centro de Ressocialização onde se constata apenas as poucas paredes levantadas e na área externa que seria de convivência dos internos, não há ainda nenhuma iniciativa de infraestrutura nesse sentido. O muro que é planejado para ser de extrema largura, nem a fundação começaram de fato, apenas a vala foi iniciada. 

Se a estrutura básica e necessária é tocada assim a banho Maria, imaginam os detalhes quanta instalação elétrica, saneamento etc., postergaram a tal funcionalidade. É muito bonito realizar audiências públicas que apenas promove todo um circo midiático desse ou daquele outro político, mas que na prática apenas aumenta o abismo da falta de políticas públicas para humanizar o sistema carcerário. A ressocialização é de interesse da sociedade, pois a mesma não agüenta mais patrocinar a fábrica de criminalidade de uma Cerec da vida, conseqüente da falta de estrutura, recursos e toda má sorte escondida embaixo do tapete público.


Fonte: Blog do Samuel Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário