Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de abril de 2011

“O PROGRESSO” DA IMPRENSA EM IMPERATRIZ



Na última semana, durante o ponta-pé inicial dos serviços de drenagem e pavimentação asfáltica da Rua Carajás, no bairro Jardim São Luis em Imperatriz, o chefe do Poder Executivo, Exmo. Prefeito Sebastião Madeira, em seu discurso queixou-se da imprensa local que segundo ele, só divulga os fatos negativos e menosprezam os positivos, e nitidamente magoado afirmou: “...Enquanto eu puxo a cidade pra cima, vocês puxam pra baixo ... Então, eu faço um apelo: mostrem o que é negativo para alertar o prefeito e sua administração, mas vamos mostrar também os avanços desta cidade maravilhosa ...”, arrematou Madeira, fato este veiculado no matutino O-Progresso na coluna de Lima Rodrigues. 

Sobre o discurso queixoso do prefeito Madeira, comportam algumas análises, será que a imprensa local (blogues e canais de TV - MIRANTE/SARNEY – DIFUSORA/LOBÃO – BAND/ILDÃO - opositores ao governo) só divulgam os fatos negativos, ou é a imprensa tradicional e aliada (TV e Jornais impressos) que tem se omitido quanto ao seu verdadeiro papel e sonegam informações à população?
Um moderno veículo de comunicação em massa via internet e acessível a todos, são os contemporâneos Blogs, quase sempre independentes, tem assumido um papel informativo e esclarecedor à coletividade em geral, principalmente nas ocorrências omitidas pela imprensa tradicional. Os Blogs vem se afirmando no cenário jornalístico até mesmo a nível internacional, e em Imperatriz não poderia ser diferente, com eficácia já comprovada a exemplo da denúncia veiculada por esse meio informativo e posteriormente confirmada e fiscalizada através dos órgãos competentes, no caso dos equipamentos de UTI´s encaixotados no HMI.   

Na contramão dessa liberdade jornalística, a imprensa tradicional de Imperatriz, infelizmente tem se omitido no seu papel em informar as mazelas da administração tucana aqui na terra do Frei, silenciando quanto a absurdos ocorridos na administração do prefeito Madeira, em especial a farra dos contracheques da saúde e os desvios de funções, denunciados neste blog e até hoje ainda não esclarecidos.

Um flagrante exemplo dessa OMISSÃO é o matutino e tradicionalíssimo jornal O-PROGRESSO, de circulação diária e regional, é considerado como o maior jornal impresso da região tocantina, que tem silenciado quanto a estas denuncias.

Em mais um trabalho investigativo o Portal Wikileaks ITZ apurou que o referido jornal possui somente neste ano de 2011 algo em torno de R$ 335.000,00 (trezentos e trinta e cinco mil reais) em contratos com a Prefeitura Municipal de Imperatriz. (veja os empenhos abaixo), o que talvez possa justificar o silêncio desse matutino.

Até aí tudo bem, porém o que chama atenção é o fato de que tais contratos foram realizados SEM LICITAÇÃO, o que tem sido uma pratica bastante comum na administração do prefeito Madeira, infelizmente. Destacamos ainda, que quanto a inexistência de licitação nessas contratações lembramos que existem outros jornais impressos e também de circulação diária em Imperatriz e região, a exemplo do Jornal Capital, Jornal Correio Popular, Jornal O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno, para que não suscitem a exclusividade do Jornal O-PROGRESSO.

Por fim, quanto ao apelo do Prefeito Madeira, no discurso acima transcrito, para que seja alertado daquilo que é negativo, meu caro Prefeito, apesar de a imprensa tradicional não informar, os blogs tem assumido esse papel a contento, e vai aqui mais denuncia para que seja explicado esse PROGRESSO DA IMPRENSA EM IMPERATRIZ, com o perdão do trocadilho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário